Festival Varilux de cinema Francês 2018

Maior abrangência e visibilidade
O Festival neste ano alcançou todos os estados do Brasil!

A mídia espontânea foi valorada em R$24.562.272*
(+14% em relação a edição anterior).
*Fonte: Clipping Service

A valoração de publicidade por meio de parcerias atingiu R$ 900.000.

Os destaques de 2018

Ações reforçadas de democratização

Pela primeira vez, o Festival contou com uma parceria estratégica com 29 unidades culturais do SESC, o que possibilitou a organização de 550 sessões com entrada franca e levou o Festival onde a oferta de cinema francês não existe. Além disso, foram realizadas 78 sessões de democratização, 61 sessões educativas e 3 sessões de acessibilidade, reforçando o intuito do festival em democratizar o acesso ao cinema francês e formar novas plateias.

Primeiros encontros profissionais franco-brasileiros

Foram realizados pela primeira vez três encontros entre profissionais de cinema da França e do Brasil, com o objetivo de reforçar as trocas e encorajar colaborações entre os dois países. Também foi organizada pela segunda vez uma Masterclass de Realidade Virtual dessa vez em Salvador, São Paulo e no Rio de Janeiro.

A marca de maior público foi conquistada pela segunda vez consecutiva pelo cinema Moviemax Rosa e Silva de Recife, por onde passaram mais de 6 mil pessoas, seguido do Espaço Itaú de Cinema Botafogo no Rio de Janeiro e do Cine Arte UFF em Niterói. O filme mais visto pelo público foi "O Amante Duplo", dirigido por François Ozon e estrelado por Jéremie Renier e Marine Vacth, que levou 15.126 pessoas aos cinemas. Em segundo lugar, ficou o longa-metragem "O Orgulho", com Camélia Jordana e Daniel Auteuil, que conquistou 14.557 espectadores e, em seguida, a biografia "Promessa ao Amanhecer", com Charlotte Gainsbourg e Pierre Niney, com um pouco mais de 11 mil espectadores.

Produzido pela Bonfilm, o evento levou 21 filmes franceses inéditos, incluindo um documentário e um clássico, para 88 cidades brasileiras. www.variluxcinefrances.com/