Roteirista e diretor de filmes de animação francês, ele nasceu em 1967, em Roanne, e estudou na escola Émile Cohl, em Lyon. Desde 1988, é animador do estúdio Folimage, sediado em Bourg-les-Valence.

Com Jean-Loup Felicioli, dirigiu vários curtas-metragens, dentre os quais "L’égoïste" (1995), e um longa-metragem, "Um gato em Paris", que estreou nas telas francesas em 15 de dezembro de 2010 e foi indicado ao César. Também escritor, é autor de alguns livros policiais de humor negro.
 
Jean Loup Felicioli nasceu em 1960, em Albertville, e estudou nas escolas de Belas-Artes de Annecy, Estrasburgo, Perpignan e Valence.

Desde 1987, é animador do estúdio Folimage, sediado em Bour-lès-Valence, onde trabalha com Alain Gagnol. Juntos, eles já realizaram, além de "L'égoïste", os também curtas-metragens "Sculpture/Sculptures" (1989), "Le wall" (1991), (1995), "Les tragédies minuscules" (1998), "Le nez à la fenêtre" (2001), "O corredor" (2005) e "Mauvais temps (2006).

Misturando narração e diálogos, seu tipo de desenho é muito ilustrativo e poético, criando um universo original e a promessa de um belo futuro.

Um filme é feito metade de imagens, metade de sons. Esses dois elementos devem se completar com a harmonia de dois dançarinos de tango. Um passo em falso, e eles caem. A música de Serge Besset dá vida às imagens de Um Gato em Paris. Ela dá ao filme uma dimensão romanesca e épica, que encontra seu ápice na tela grande. Uma verdadeira música de cinema!

Serge Besset soube enriquecer essa aventura e foi uma condição indispensável ao sucesso deste projeto.

Jazz e filme policial dão uma boa combinação, isso todo mundo sabe.

Jazz, filme policial e desenho animado não tinham nenhuma razão para não se entender. Além do interesse de apresentar às crianças um clássico de Billie Holiday, a doçura melancólica de “I wished on the moon”, executada pela voz suntuosa da cantora, ele casa perfeitamente com o clima das saídas noturnas de nosso ladrão.
Jazz, filme policial e desenho animado dão uma boa combinação. Acrescente a noite, e você tem “Um Gato em Paris”.